Clínica odontológica localizada no Campo Belo em São Paulo – Tel: (11) 5096-5054

Olhar para o espelho, a cada manhã, e ver um belo sorriso é um excelente começo de dia.

Gripe Sazonal e H1N1


O que é H1N1? É uma doença respiratória aguda (GRIPE), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Qual a diferença entre a gripe comum e a H1N1? São causadas por subtipos de vírus da influenza diferentes. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.

Quando infectada, por quanto tempo uma pessoa com o vírus da nova gripe transmite a doença? O período difere entre crianças e adultos. Em adultos o período é de 7 dias após o aparecimento dos sintomas. E em crianças o período vai até 14 dias após os sintomas iniciarem.

Gripe x Resfriado: A gripe é causada pelo vírus influenza, um vírus mutante que altera suas características de tempos em tempos, cientificamente conhecido como Myxovirus influenzae. Os sintomas da gripe são mais generalizados e incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse, sensação de intensa fraqueza e têm início súbito. O resfriado é causado por outros vírus respiratórios (como o vírus sincicial respiratório, o coronavírus, o parainfluenza, o rinovírus e o adenovírus). Embora os sintomas sejam parecidos, estes são mais localizados no trato respiratório superior (nariz e garganta), tem início progressivo, são normalmente mais brandos e de curta duração.

Como se prevenir da gripe? Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, como os EUA, Inglaterra, França, Uruguai, Argentina, Brasil, etc.

A vacina contra a gripe é segura? A vacina contra gripe é segura. Eventualmente ela pode provocar dor e vermelhidão no local de aplicação. Raramente podem ocorrer febre baixa, mal-estar e dor no corpo. Quando ocorre essas reações em geral desaparecem espontaneamente em 24 a 48 horas.

Quem deve tomar a vacina? Todas as pessoas, incluindo crianças em idade escolar, para reduzir a chance de ficar doente e também de transmitir a outras pessoas, Crianças entre 6 e 59 meses de idade, Indivíduos a partir de 50 anos, Crianças e adolescentes em uso crônico de ácido acetilsalicílico, Gestantes (preferencialmente após o 3º mês), Pessoas com problemas pulmonares ou de função pulmonar (incluindo os asmáticos e fumantes), problemas cardíacos (exceto hipertensão), renais, hepáticos, hematológicos, disfunção cognitiva, desordens neuromotoras, convulsivas ou disordens metabólicas (incluindo diabetes), Imunossuprimidos (devido ao uso de medicamentos ou pelo contato com o vírus HIV), Residentes em asilos ou lares, Pessoas saudáveis que tenham contato alguma pessoa acima descrita, Profissionais de saúde.

Contra-indicações da vacina: As contra-indicações da vacina contra a gripe são alergia VERDADEIRA (reação anafilática) a qualquer componente da vacina: proteína do ovo, neomicina, timerosal (se presente na composição), antecedente de Síndrome de Guillian-Barré e doenças neurológicas em atividade, Intolerância alimentar a ovos e proteína de galinha não é uma contra-indicação para a vacinação contra gripe, No caso de doenças agudas ou febris recomenda-se postergar a vacinação até a recuperação.

* Dados: Sanofi Aventis – www.vacinagripe.com.br


« »
Entre em contato conosco:

Se preferir, utilize o formulário localizado na página de contato.

11 5096-5054

Rua Barão do Triúnfo, 1770
Campo Belo - São Paulo / SP

contato@wwodontologia.com.br